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quinta-feira, 13 de maio de 2010

O SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE: TRABALHO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL IAMAMOTO, MARILDA. 11.ª ed. São Paulo, Cortez, 2007.

Autora contribuiu nas últimas décadas com obras importantes, como: Relações sociais e Serviço Social no Brasil e Renovação e Conservadorismo no Serviço Social, em co-autoria com Raul de Carvalho.

A Obra é de 1998, em 2007 está na 11.ª edição do livro.
- Momento de elaboração do livro: debate da reforma curricular e construção do currículo mínimo para o Serviço Social – MEC/CFE. (processo coordenado pelo CFESS/CRESS)

Nessa obra: análise do Serviço Social no momento contemporâneo, refletindo sobre dois grandes temas: TRABALHO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL.

Contemporâneo que envolve:
Transformações na economia: reestruturação produtiva; reorganização da classe operária; globalização; capital financeiro; nova divisão internacional do trabalho.
Transformações políticas: novas relações entre estado, sociedade civil e esfera privada.
Políticas concentracionistas de capital, renda e poder tendo como resultado o agravamento da questão social, que tem no desemprego e no subemprego suas mais nítidas expressões.

Para construção do novo currículo é necessário:

Revisão crítica do debate da década de 1980: Reconceituação, Projeto Profissional, Código de Ética... (Momento de Redefinição da formação profissional)
Referir-se ao projeto de formação profissional da década anterior e identificar avanços e conquistas, mas acima de tudo, ultrapassar aquele projeto: em uma relação de continuidade e ruptura
Dialogar com as transformações recentes no mundo do trabalho, com repercussões na Reforma do Estado e na sociedade civil

Preocupação que move a autora:

“(...) É a de construir, no âmbito do Serviço Social, uma proposta de formação profissional conciliada com os novos tempos, radicalmente comprometida com os valores democráticos e com a prática de construção de uma nova cidadania na vida social, isto é, de um novo ordenamento das relações sociais”. (p. 168)

PROBLEMATIZAÇÕES DO TEMA

INDAGAÇÕES:

Que novos desafios a sociedade brasileira dos anos 90 apresenta à formação do assistente social?
(Que novos desafios a sociedade brasileira dos anos 2000 apresenta à formação do assistente social?)
Quais as conquistas e os limites identificados?
Quais as mudanças de qualidade estão sendo necessárias para o redirecionamento da formação profissional?

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