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quinta-feira, 13 de maio de 2010

Ciclo de Vida de Projeto

O conjunto de fases do projeto é chamado “ciclo de vida do projeto”. De um modo geral, as fases do projeto apresentam as seguintes características:
Cada fase do projeto é marcada pela entrega de um ou mais produtos (deliverables), como estudos de viabilidade ou protótipos funcionais.
No início de cada fase, define-se o trabalho a ser feito e o pessoal envolvido na sua execução
O fim da fase é marcada por uma revisão dos produtos e do desempenho do projeto até o momento
Uma fase começa quando termina a outra. Quando há overlapping entre as fases, chamamos essa prática de "fast tracking": nesses casos, começa-se a trabalhar nas próximas fases do projeto antes do fim da fase corrente (entrega e revisão dos produtos)
Os custos são geralmente crescentes à medida que a fase avança
Os riscos são geralmente decrescentes à medida que a fase avança
A habilidade das partes envolvidas alterarem os produtos de cada fase é decrescente à medida que a fase avança
Cada indústria apresenta diferentes fases específicas para seus projetos, sendo que muitas têm suas fases detalhadamente descritas em padrões


São indivíduos e organizações ativamente envolvidos no projeto, cujos interesses são afetados (positiva ou negativamente) por ele, ou que exercem influência sobre o mesmo. Incluem o gerente de projeto, o cliente, a organização que fará o projeto, os membros da equipe de projeto, o sponsor/patrocinador (indivíduo/grupo interno ou externo que provê os recursos financeiros para o projeto). Inclui também partes externas, como fundadores, vendedores, fornecedores, agências governamentais, comunidades afetadas pelo projeto e a sociedade em geral. É boa prática identificar cada uma das partes envolvidas no projeto, identificar e gerenciar possíveis áreas de conflito entre elas. Uma orientação geral é resolver as diferenças entre as partes favorecendo o cliente.




Estruturas Organizacionais
A organização em que o projeto está inserido pode ser de duas categorias: ou é uma organização que vive de projetos, ou é uma organização que adotou o gerenciamento por projetos para a sua administração.
De um modo geral, as organizações utilizam diversas estruturas. As principais são:
Organização com estrutura funcional: cada funcionário tem um superior bem definido, e as equipes são organizadas por funcionalidade (ex. finanças, produção, etc) ou seguindo estruturas internas da empresa
Organização projetizada : a empresa é organizada em departamentos, sendo que cada um responde a um gerente de projeto. Algumas áreas dão suporte a todos os projetos.
Organização matricial : a estrutura matricial é uma combinação das estruturas – funcional e projetizada. Com isso pode assumir características distintas que dependem exclusivamente do grau de relevância que cada extremo é considerado. Pode ser dividida em estrutural matricial fraca, forte e balanceada. A estrutura matricial fraca mantem o gerente funcional com um nível maior de autoridade párecendo-se mais com uma estrutura funcional, a estrutura forte se perece muito com uma estrutura projetizada e o gerente de projetos possui grande autoridade, podendo alocar recursos de outras áreas ou mesmo contratatar recursos externos para realizar o projeto e, finalmente, a estrutura matricial balanceada representa um equíbrio entre os dois extremos, o lado funcional e o projetizado.









Perfil do gerente de projeto
O profissional gerente de projetos deve ter habilidades de administração geral, como:
Conhecimentos de contabilidade, finanças, marketing, vendas, pesquisa e desenvolvimento, fabricação, distribuição
Planejamento estratégico, tático e operacional
Conhecimentos de estruturas e comportamento organizacional
Gerência de relações de trabalho através de motivação, delegação, supervisão (controle), desenvolvimento de equipes, etc
Auto-gerenciamento através de gerência de tempo pessoal, gerência de stress, etc
Liderança (estabelecer direção, alinhar, motivar e inspirar as pessoas)
Comunicação (oral, escrita, falada e ouvida)
Negociação (para negociar objetivos e mudanças de escopo, custo, cronograma, termos contratuais e recursos em prol do projeto)
Solução de problemas (definir problemas, tomar decisões e implementar as decisões)
Capacidade de influenciar a organização (fazer com que “as coisas sejam feitas”)



Contexto Sócio-Econômicos e Ambientais
O projeto deve levar em conta as seguintes questões:
Padrões e regulamentos
Questões pertinentes à internacionalização, quando for o caso
Questões de diferenças culturais (políticas, econômicas, éticas, étnicas, religiosas, etc), quando for o caso
Sustentabilidade social (econômica e ambiental)

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