Pesquisar neste blogue

Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de abril de 2011

A excassez da Água


Um elevado número de pessoas que vivem na África enfrenta sérios problemas ligados à falta de água.

A escassez de água é uma realidade no mundo, dezenas de países já enfrentam esse problema, que tem sido evidenciado no centro-norte do continente africano.

A falta de água acontece pelo fato das reservas serem finitas, e a quantidade disponível estar diminuindo, além disso, a demanda tem aumentado por causa do crescimento populacional. Hoje, a oferta anual de água por pessoa é de 6.800 m³, enquanto que na década de 1950 a quantidade era de 16.800 m³.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), as nações que disponibilizam até 1,7 mil m³ de água por pessoa anualmente, se encontram em condição de “estresse hídrico”. Já os países que não conseguem disponibilizar uma quantidade maior que 1000 m³, vivem numa situação chamada de “grave penúria de água”.

No continente africano são vários os países que se enquadram em uma das condições apresentadas, especialmente na parte centro-norte, onde o clima predominante é o árido e o semiárido. Apesar dos países localizados ao sul do continente possuírem maiores reservas de água em relação ao norte, eles também apresentam em alguns pontos o chamado “estresse hídrico”.

A região de maior concentração hídrica do continente está localizada no centro-oeste. Países como a República Democrática do Congo, República Centro Africana e Camarões possuem reservas em quantidade satisfatória.

O relatório emitido pelo Painel Intergovernamental Sobre Mudança Climática prevê que por volta de 2020 haverá de 75 a 250 milhões de pessoas na África enfrentando o problema da escassez de água.



Referência

www.mundoeducacao.com.br

1 comentário:

  1. Muito obrigada por fornecer essas informações em seu excepcional site, pois me ajudou em um trabalho escolar. Adoro suas matérias.
    Um grande abraço,
    Caroline Gonçalves.

    ResponderEliminar