Pesquisar neste blogue

Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Processos Grupais

Comum 19
Comum - Rio de Janeiro - v.7 - nº 19 - p. 209 a 219 - ago./dez. 2002 209
O ser humano é simultaneamente um ser sociável e um ser socializado,
sendo assim, entendemos com isso que ele é, ao mesmo tempo, um sujeito
que aspira se comunicar com os seus pares e, também, membro de uma
sociedade que o forma e o controla, quer ele queira ou não. Esse artigo
descreve os processos grupais, conceito da psicologia social que procura
estudar a interação social, manifestações do comportamento de uma pessoa
com outras, ou pela simples expectativa da tal interação.
A história de vida do indivíduo é a história de pertencer a inúmeros
grupos sociais. É através dos grupos que as características sociais mais
amplas agem sobre o ser humano. É no grupo familiar que ele aprenderá
a língua de sua nação. A partir daí, este aprendizado possibilitará seu
ingresso em outros grupos sociais e sua participação nas determinações
que agem sobre ele.
Essas relações sociais ocorrem, inicialmente, no grupo familiar, um
estágio de preparação para participar, mais adiante, das relações sociais
mais amplas. A preparação do indivíduo significa, ao longo de sua exist
ência, .que ele irá internalizar, apropriar-se da realidade objetiva.1, e
esta será fundamental na sua formação psíquica, um processo em permanente
construção. Ao nascer, o homem entra num cenário construído
sem a sua participação. É o mundo social, a realidade objetiva, formada
por um modo de organização política, econômica e jurídica da sociedade,
de uma cultura produto da construção humana.
O estudo dos processos grupais (dinâmica psicossocial) atingiu um
estado de desenvolvimento que atualmente já é considerado, por alguns
estudiosos, como uma área autônoma da psicologia social2. No presente
trabalho veremos alguns aspectos desses processos, tais como: coesão,
liderança, status, formação de normas e papel social.
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE
PROCESSOS GRUPAIS
Marcos Alexandre
210
Comum 19
Organizações e instituições
Instituição é o conjunto de normas que regem a padronização de um
determinado hábito na sociedade e que garantem a sua reprodução. Falando
sobre a origem das instituições, Berger e Luckmann3 dizem que o
hábito fornece a direção e a especialização da atividade que faltam no
sistema biológico do indivíduo, oferecendo um fundamento estável, no
qual a atividade humana pode avançar com o mínimo de tomada de decis
ões durante a maior parte do tempo. Para estes autores, a
institucionalização ocorre sempre que há uma tipificação de ações habituais
(padronização) aceitas por determinado grupo. Qualquer destas
tipificações é uma instituição. O casamento, a família, a equipe de trabalho,
a faculdade, a religião, o clube esportivo... todos têm seus padrões e portanto
estão institucionalizados.
O grupo familiar compõe o alicerce da ordem social estabelecida, o
lugar onde acontece o princípio da socialização, quando surge a primeira
forma de hierarquia social, a primeira divisão de trabalho. O sistema
institucional está presente na disposição material dos lugares e dos instrumentos
de trabalho, nos horários, nos conjuntos de autoridades4. O
processo de institucionalização da sociedade é uma forma de garantir
sua reprodução, através da realidade objetiva de suas instituições, que
são dinâmicas, pois dependem da forma como o processo histórico se
constitui, onde um elemento interfere no outro. Isto ocorre porque temos
diversos níveis de realidade social. O primeiro deles é o da institui-
ção, o segundo o das organizações e o terceiro dos grupos. A forma
como eles interagem e se determinam define a dinâmica entre eles e
compõe a realidade social.
O nível institucional é o da norma, das regras estabelecidas. É o que
está mais presente em nossas vidas e o que menos se vê. Por exemplo,
as normas de comportamento estão institucionalizadas: sabemos que
tipo de roupa devemos vestir para cada ocasião, e isso não requer análise
ou reflexão. Somente quando a situação é completamente nova precisamos
consultar alguém que tenha vivenciado experiência semelhança Comum
19
211
te. Caso contrário poderemos passar por uma situação desconfortável,
isto é, estarmos com um traje inadequado num lugar cerimonioso ou
nos sentirmos deslocados numa situação inversa. Esta sensação denuncia
a presença de uma norma que está institucionalizada. Podemos dizer
que a institucionalização é a presença invisível da sociedade no dia
a dia dos indivíduos.
Essa forma invisível com que as instituições se apresentam nos outros
níveis da realidade social acaba por gerar situações de choque e crise nos
grupos, por representar uma forma definida de dominação que ocorre na
sociedade, mas não se coloca de forma explícita para os grupos que sofrem
essa dominação.
O nível organizacional é o responsável pela reprodução do nível
institucional e é aquele onde o controle se apresenta de forma mais clara,
como no caso do horário de entrada e saída do trabalho nas fábricas.
O grupo social
Supõe um conjunto de pessoas num processo de relação mútua e organizado
com o propósito de atingir um objetivo imediato ou mais a longo
prazo. O imediato pode ser, por exemplo, fazer um trabalho escolar e,
mais a longo prazo, editar um jornal impresso para a turma.
A realização do objetivo impõe tarefas, regras que regulem as relações
entre as pessoas (normas), num processo de comunicação entre todos os
participantes e o próprio desenvolvimento do grupo em direção ao seu
objetivo.
O processo grupal
Implica uma rede de relações que pode caracterizar-se por relações
equilibradas de poder entre os participantes ou pela presença de um
líder ou subgrupo que detém o poder e determina as obrigações e normas
que regulam a vida grupal. As relações de poder no grupo determinam
ou influenciam o grau de participação dos integrantes no processo
212
Comum 19
de comunicação interno; no sistema de normas, nas suas aplicações,
punições e decisões.
Todo grupo tem uma história e, através dela, podemos verificar as
mudanças. As normas podem alterar-se no sentido de criação de novas
ou revisão das antigas. O sistema de punição aos infratores pode tornarse
mais ou menos rígido, dependendo do grau de controle que o grupo
quer manter sobre o comportamento de seus membros. O sentimento de
solidariedade pode estabelecer-se como um importante fator de manuten
ção do grupo, e podem surgir conflitos com relação a valores (cumprir
ou não a tarefa), a normas (quem não cumpre uma tarefa deve ser punido)
e a outros aspectos da vida grupal. Esses conflitos originam-se do
confronto permanente entre a diversidade de ponto de vista presentes no
grupo. .O conflito não leva, necessariamente, à dissolução do grupo e
pode caracterizar-se como um estágio de seu crescimento.5.
O processo de desenvolvimento do grupo proporciona a seus integrantes
condição de evolução e crescimento pessoal. Participar de um
grupo significa partilhar representações, crenças, informações, pontos
de vista, emoções, aprender a desempenhar papéis de filho, estudante,
profissional...
Alguns processos grupais
1. Coesão
Pode ser definida como a quantidade de pressão exercida sobre os integrantes
de um grupo a fim de que continuem nele. .É a resultante das
forças que agem sobre um membro para que ele permaneça no grupo....6.
Inúmeras são as razões que podem levar uma pessoa a fazer parte de um
grupo. Uma delas pode ser a atração pelo grupo ou por seus integrantes.
Outra seria a forma de obter algum interesse através da filiação ao grupo.
Para o professor Aroldo Rodrigues7, quando maior a coesão do grupo:
Comum 19
213
a) maior a satisfação experimentada por seus membros;
b) maior a quantidade de influência exercida pelo grupo em seus membros;
c) maior a quantidade de comunicação entre os membros;
d) maior a produtividade do grupo.
A coesão grupal não gera apenas vantagens, pois os grupos altamente
coesos estão sujeitos ao .pensamento grupal.8, o que pode fazer com que
o grupo tome decisões desastradas. A união entre os participantes é tamanha
que eles se tornam pouco críticos, podendo apresentar distorções
da realidade social.
2. Cooperação
.Associação de pessoas trabalhando juntas em prol de um ou mais
objetivos.9. É a ação conjunta de dois ou mais indivíduos a fim de influir
nos resultados de uma ou mais pessoas. Membros de um grupo
formam coalizões quando isto lhes parece oportuno, quando os resultados
podem ser mais compensadores. Esta estratégia permite que diferen
ças iniciais de poder entre os membros de um grupo venham a ser
anuladas. A cooperação da Rússia com o Iraque faz frente ao poderio
dos EUA, potência mundial que é hostil ao governo de Saddam Hussein.
A cooperação entre Rússia e Iraque resulta em um maior poder conjunto
e, conseqüentemente, numa maior capacidade do pequeno país oferecer
resistência aos EUA, que individualmente é mais poderoso que os
outros integrantes da coalizão.
3. Formação de normas
De um modo geral podemos conceituar normas sociais como sendo
padrões ou expectativas de comportamento partilhados pelos integrantes
de um grupo, que utilizam estes padrões para julgar a propriedade ou
adequação de suas análises, sentimentos e comportamentos. Todo grupo,
não importa o tamanho, necessita estabelecer normas para poder funcionar
adequadamente. Por exemplo, .um casal estabelece normas a serem
cumpridas por ambos, no propósito de evitar atritos e gerar uma conviv
ência mais harmoniosa.10.
214
Comum 19
Em grupos de pouca coesão pode haver dificuldade no estabelecimento
de normas, devido à multiplicidade de interesses. As normas grupais
são um excelente substituto para o uso do poder que, quase sempre, provoca
tensão nos integrantes do grupo. .Em vez de o líder estar constantemente
utilizando sua capacidade de influenciar seus liderados, a existência
de normas facilita seu trabalho e dispensa o constante exercício e
demonstração de poder.11.
As normas sociais facilitam a vida dos membros de um grupo. Elas
não são necessariamente explícitas, mas partilhadas, conhecidas e seguidas
pelos integrantes do grupo. Geralmente, quem não aceita as normas é
isolado pelos demais participantes do grupo. O convívio em sociedade
necessita da existência de normas sociais.
4. Liderança
Durante décadas acreditou-se na figura do líder nato, que apresentava
as seguintes características: inteligência, criatividade, persistência,
autoconfiança e sociabilidade. É certo que muitas destas características
ajudam o indivíduo a desenvolver o potencial de liderança, mas não se
pode afirmar que um indivíduo será líder por apresentar estas credenciais.
É fundamental que estes e outros aspectos sejam harmonizados
com os objetivos perseguidos pelo grupo. Os ídolos de ontem não despertam
mais o mesmo interesse nas novas gerações, como faziam com o
público nas décadas passadas, pois os padrões de beleza e comportamento
já não são os mesmos.
Atualmente verificamos uma forte inclinação em não aceitar as teorias
baseadas nas características de liderança enumeradas acima. Hoje em dia
é mais aceita a posição da liderança como fenômeno decorrente da
interação entre os participantes, com acentuada dependência dos objetivos
e clima do grupo.
Kurt Lewin12 identificou três tipos de liderança:
Comum 19
215
a) autocrítica - onde ocorre a total centralização do poder, exercido atrav
és da coerção;
b) democrática - as decisões são tomadas por maioria, o líder é apenas
um representante da vontade de seus liderados;
c) permissiva - onde é permitido a cada integrante do grupo agir como
deseja, não há efetivamente uma ação de liderança.
Estudos realizados por diversos psicólogos, levando em conta estes
três tipos de classificação, demonstraram que a liderança democrática torna
os integrantes do grupo menos dependentes do líder. Já a classificação
autocrítica gera maior produtividade, elevando o grau de dependência
dos integrantes do grupo em relação ao líder, chegando ao ponto de não
saberem produzir sem a sua presença. A liderança permissiva (laissez-faire)
gerou os piores resultados.
Hoje sabemos que a liderança é um processo interacional, com características
próprias, sendo impossível estabelecer, a princípio, com certeza absoluta,
qual a pessoa mais preparada para comandar determinado grupo. O
líder deverá surgir durante o processo de interação dos participantes.
5. Status
.É o prestígio desfrutado por um membro do grupo.13. Pode ser como
o indivíduo o percebe, status subjetivo; ou pode ser o resultado do consenso
do grupo sobre este indivíduo, o chamado status social. O primeiro
pode ou não corresponder ao segundo. Caso, em comparação aos
resultados obtidos pelos demais participantes do grupo, .um dos membros
se considera recebedor de resultados mais gratificantes, isto produzir
á nele a sensação de status subjetivo elevado.14, pois se destaca dos
demais no que diz respeito às gratificações recebidas em seu grupo. Se
os demais participantes consideram essa pessoa como necessária ao grupo,
capaz de gerar benefícios que agradem a maioria, ela terá status social
elevado neste grupo.
216
Comum 19
Determinados atributos pessoais, dependendo da natureza do grupo,
poderão ser ou não significativos para o bom desempenho do status
social. Vejamos: se num grupo de jornalistas econômicos um deles
joga basquete muito bem, tal qualidade terá pouca importância para a
sua performance de status social no grupo. Mas, se ele possui uma
coluna em um jornal diário de grande circulação, diversas obras sobre
economia publicadas, títulos acadêmicos, isto certamente irá conferir
um alto grau de status subjetivo e social junto aos leitores do veículo e
do público em geral.
A falta de equilíbrio entre os status pode causar problemas de adaptação do
indivíduo no grupo. Se ele possui status subjetivo elevado e baixo status social,
deverá sentir-se desconfortável no grupo, sendo provável ocorrer um desligamento.
Se o caso for ao contrário, status subjetivo baixo e alto status social, ele
poderá permanecer no grupo, devido ao tratamento amistoso por parte dos
integrantes, mas isto poderá causar dificuldades de funcionamento no grupo.
.O status subjetivo faz com que a pessoa espere receber do grupo determinadas
recompensas.15. Quando não há harmonia entre as expectativas e a realidade,
surgem os problemas de adaptação do indivíduo ao grupo. É o caso das mulheres
executivas que ganham mais do que seus maridos. Elas passaram a esperar,
devido ao aumento do status subjetivo, outras recompensas do grupo familiar.
.Sendo uma situação nova, esta incongruência entre status subjetivo e status
social da mulher no grupo familiar tem suscitado conflitos e problemas que,
não raro, terminam com a dissolução do vínculo matrimonial.16.
6. Papel social
Em quase todos os grupos sociais é possível se estabelecer o status de
cada integrante bem como o papel que lhe cabe desempenhar. Papel seria a
totalidade de modos de conduta que um indivíduo aguarda numa determinada
posição no interior de um grupo. O papel social é um modelo de
comportamento definido pelo grupo. Nenhum grupo social pode ter bom
funcionamento sem estabelecer papéis para seus integrantes. É certo que a
diversidade de papéis a serem desempenhados pelos participantes de um
grupo freqüentemente causam tensão e conflitos entre seus membros. Tal
Comum 19
217
situação pode ocasionar o abandono ou a expulsão do integrante do grupo.
As normas sociais, assim como o status subjetivo e social, influenciam
no papel a ser desempenhado pelos integrantes de um grupo. Os indivíduos
desempenham o mesmo papel quando um mesmo conjunto de normas
dirigem o seu comportamento. Para o funcionamento harmonioso do grupo
é necessário que o papel subjetivo do indivíduo (atribuído pelo próprio)
seja coerente com o que dele esperam os demais participantes.
Vários são os aspectos que influenciam no estabelecimento de papéis,
entre eles: normas culturais, idade, sexo, status, nível educacional... As expectativas
dos papéis a serem desenvolvidos pelos membros de um grupo variam
à medida que o grupo se desenvolve. Os papéis são desempenhados pelos
integrantes de acordo com as peculiaridades do grupo a que pertencem.
Conclusão
O presente trabalho apresentou uma breve contribuição ao entendimento
de alguns aspectos dos processos grupais, abordando alguns fenômenos
importantes no funcionamento dos grupos psicológicos, onde o comportamento
de um membro interage no comportamento dos demais e vice-versa.
Processos como coesão, cooperação, liderança, status e papel social,
orientam o comportamento dentro dos grupos na maior parte do tempo.
Cada grupo a que pertencemos tem seus próprios padrões. Os seres humanos
parecem sentir-se pouco à vontade sem o estabelecimento de normas
e, geralmente, acham um sacrifício adotar novas normas, especialmente
se estas são radicalmente diferentes.
218
Comum 19
Notas
1. OLIVEIRA, M. Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. 2a. ed. São Paulo:
Scipione, 1995, p. 35.
2. RODRIGUES, A. Psicologia social para principiantes. 2a. ed. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 99.
3. BERGER, P. & LUCKMANN, T. A construção social da realidade. 2a. ed. Petrópolis: Vozes, 1974,
pp. 78-79.
4. OLIVEIRA, M. Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. 2a. ed. São Paulo:
Scipione, 1995.
5. KRÜGER, H. Durante as aulas de Psicologia Social, no curso de mestrado em Psicologia da
UGF, 1998.
6. RODRIGUES, A. Psicologia social. 14a. ed. Petrópolis: Vozes, 1992, p. 425.
7. RODRIGUES, A. Psicologia social para principiantes. 2a. ed. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 100.
8. Idem.
9. KRÜGER, H. Durante as aulas de Psicologia Social, no curso de mestrado em Psicologia da
UGF, 1998.
10. Idem.
11. RODRIGUES, A. Psicologia social para principiantes. 2a. ed. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 101.
12. RODRIGUES, A. Psicologia social. 14a. ed. Petrópolis: Vozes, 1992, p. 434.
13. Idem, p. 435.
14. RODRIGUES, A. Psicologia social para principiantes. 2a. ed. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 103.
15. Idem, p. 104.
16. Ibidem.
Comum 19
219
Resumo
A história de vida do indivíduo é a história de pertencer a inúmeros
grupos sociais. É no grupo familiar que ele aprenderá a se comunicar. A
partir daí, este aprendizado possibilitará seu ingresso em outros grupos
sociais e sua participação na sociedade. O estudo dos processos grupais
(dinâmica psicossocial) atingiu um estado de desenvolvimento que atualmente
já é considerado, por alguns estudiosos, como uma área autônoma
da psicologia social. No presente artigo veremos alguns aspectos desses
processos, tais como: coesão, liderança, status, formação de normas e papel
social.
Palavras-chave
Comunicação, liderança, status e papel social.
Abstract
The history of life of the individual is history to belong the innumerable
social groups. It is in the familiar group that it will learn if to communicate.
From there, this learning it will make possible its ingression in other social
groups and its participation in the society. The study of de group processes
(dynamic psicossocial) it reached a development state that currently
already it is considered, for some scholars, as stand alone area of social
psychology. In the present article we will see some aspects of these processes,
such as: cohesion, leadership, status, formation of normas and
social paper.
Key-words
Communication, leadership, status and social paper.

Sem comentários:

Enviar um comentário