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segunda-feira, 5 de abril de 2010

Orientações para construção do projeto de pesquisa (TCC)

Profª. Drª. Maria Liduína de Oliveira e Silva


•TCC = Trabalho de Conclusão de Curso


O que é um TCC? E qual sua importância na formação profissional?

•É um trabalho, cujo próprio nome diz (é auto-explicativo), de conclusão de curso (graduação).

•É uma atividade curricular obrigatória - produto de uma prática de pesquisa – que objetiva fazer a síntese do processo de formação do aluno na graduação, capacitando-o para o exercício investigativo profissional bem como, para a produção e sistematização do conhecimento em serviço social.

•É apresentado como PRODUTO no final do curso, porém, sua construção é PROCESSUAL ao longo do curso. Portanto, o TCC é PROCESSO E PRODUTO.




O que é um TCC? E sua importância na formação profissional?
•É a sistematização de um determinado conhecimento, de uma pesquisa, cuja objeto de investigação é de interesse (identidade) do aluno e, preferencialmente, deve estar ligado com a vivência prática do aluno no campo de estágio.


•É resultado de uma iniciação científica (pesquisa) desenvolvida pelo aluno.

•Pesquisa é eixo da formação e do exercício profissional: estudantes e profissionais pesquisadores:

•Pesquisa em Serviço Social é concebida como mediação constitutiva da identidade e do exercício profissional inerente ao projeto ético-político da profissão

•Representa um momento privilegiado da formação do aluno-pesquisador, sendo que pelos conhecimentos apreendido nos diferentes ambientes de aprendizagem alia conhecimentos (autores), prática, razão e paixão.


•É a expressão síntese que, através da sistematização é materializado (TCC). Representa a síntese das múltiplas determinações da formação do aluno. É o coroamento de sua formação.

•TCC é o PRODUTO do PROCESSO da formação acadêmica. É redação sistematizada dos resultados da pesquisa (relatório), tendo por base a realidade (prática) e fundamentada no conhecimento (referencial teórico/autores).


Para refletir e relacionar com a pesquisa:



•"Estar atento significa estar disponível ao espanto. Sem espanto não há ciência, não há criação artística. O espanto é um momento do processo de pesquisa, de busca. Essa postura de abertura ao espanto é uma exigência fundamental ao educador e à educadora. O espanto não é o medo que ele tem nem é coisa de ignorante. O espanto revela a busca do saber." (Paulo Freire)


O que é um projeto de pesquisa?
•“Fazemos um projeto de pesquisa para mapear um caminho a ser seguindo durante a investigação. Buscamos, assim, evitar muitos imprevistos no decorrer da pesquisa que poderiam até mesmo inviabilizar sua realização. Outro papel importante é esclarecer para o próprio investigador os rumos do estudo (o que pesquisar, como, por quanto tempo etc.). Além disso, um pesquisador necessita comunicar seus propósitos de pesquisa para que seja aceita na comunidade cientifica e para obter financiamento. Os “meios de comunicação” reconhecido no mundo científico é o projeto de pesquisa. Através deste, outros especialistas poderão tecer comentários e críticas, contribuindo para um melhor encaminhamento da pesquisa. É importante lembrarmos que a pesquisa cientifica engloba sempre uma instância coletiva de reflexão”. (DESLANDES, 1994, p 35/6)


Projeto de pesquisa:

–Para Sérgio Luna o projeto de pesquisa é um planejamento de pesquisa, estabelece orientações para a viabilização da pesquisa.

Segundo Deslandes, o projeto de pesquisa deve responder as questões:

•O que pesquisar (definição do problema, hipóteses, base teórica e conceitual);

•Por que pesquisar? (propósitos dos estudos, seus objetivos);

•Como pesquisar? (metodologia);
•Com que recursos pesquisar? (orçamento);

•Pesquisado por quem? (equipe de trabalho, pesquisadores, coordenadores, orientadores).

Elementos constitutivos de um projeto de pesquisa:

•Apresentação:
•Justificativa
•Objetivos;
•Problematização (referencial teórico);
•Metodologia;
•Custos ou orçamentos;
•Cronograma de execução;
•Referências.





Elementos constitutivos de um projeto de pesquisa.
O que deve conter na:
Apresentação:

•# apresentação da temática;

• # definição, delimitação e escolha do que pesquisar (objeto e do sujeito de pesquisa)

•# aponta brevemente o contexto da pesquisa e a direção
•# por que pesquisar, os motivos que levaram o grupo a escolher a temática/objeto de pesquisa, onde se localiza (lugar);

•# destacar a relevância da investigação do ponto de vista pessoal, profissional e se constitui importância contemporaneamente (atualidade);

•# apontar outros argumentos que o grupo entender necessário para valorizar a importância da investigação;
•# Geral e específicos

•# para que pesquisar;

• # os propósitos da investigação;

•# utilizar os verbos sempre no infinitivo.
•# pressuposto e fundamentação teórico-conceitual;

•# problematizar e formular o problema (contexto e pergunta); e o objeto de pesquisa

•#formulação de hipóteses/questões;

•# diálogo entre os autores (fundamentação);

•# explicitar as indagações, as curiosidades, espanto, dúvidas e as questões a serem respondidas ao longo da investigação;
•#destacar a questão social (serviço social) articulando como objeto de sua pesquisa, suas expressões e particularidades na sua temática;

• # Explicitar por que o objeto de sua investigação trata-se de uma questão social e não natural?

•# Relacionar seu objeto de pesquisa como uma manifestação da questão social e como o Serviço Social.

Elementos constitutivos de um projeto de pesquisa.
O que deve conter na:
Metodologia

•# Como pesquisar
–Escolha do Método (positivista, materialista dialético, fenomenológico etc.. São os fundamentos teóricos...);

–Escolha do Tipo de pesquisa (pode ser somativa: bibliográfica, qualitativa; quali-quantitativa)
•Exemplos:
•1- pesquisa bibliográfica – livros, artigos, documentos, legislações, jornais, internet.
•2 - pesquisa qualitativa: significar a prática/experiência, dar voz aos sujeitos da pesquisa.

–Escolha das Técnicas/instrumentais de pesquisa.
•Exemplos: História de vida, história oral, entrevistas, observação participante e outros.
•# definição das técnicas/instrumentais: são mencionadas na metodologia, porém, o roteiro vai, geralmente, nos anexos.

Elementos constitutivos de um projeto de pesquisa.
O que deve conter nos:
Custos ou orçamentos

•# recursos para pesquisar, geralmente, são agrupados de duas categorias, com pessoal e com material permanente.
•# este item não é preciso fazer

Elementos constitutivos de um projeto de pesquisa.
O que deve conter no:
Cronograma de execução

•# traça o tempo necessário para a realização de cada procedimento/atividades;
•# muitas atividades podem ser realizadas simultaneamente.
• Ver modelo no material em anexo, porque o cronograma é em planilha.
•# As referências do projeto de TCC e do TCC devem ser elaboradas a partir das normas da ABNT.
•# citação em ordem alfabética;
•# Devem constar no corpo do trabalho.
•# livros, jornais, revistas, legislações, internet e outros.

•Exemplos de referências de:

•LIVRO
•GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

•REVISTA
•CORREA, Marcos de Sá. O mérito é tudo. Veja, São Paulo, v.1500, n.24, p.9-13, Jun. 1997.

•JORNAL
•BASSI, Eduardo. Os dois lados da globalização. O Estado de São Paulo. São Paulo, 18 jul.1997. Caderno L, p.3.




Referências: exemplos

•LIVRO TRADUZIDO
•DRYDEN, Gordon; VOS, Jannette. Revolucionando o aprendizado. Tradução de Marisa do Nascimento Paro. São Paulo: Makron Books, 1996. Titulo original: The learning revolution: a life-long learning program for the world’s finest computer: your amazing brain!

•TEXTOS PUBLICADOS NA INTERNET:
•VIANNA, Lúcia. A didática no ensino superior. Disponível em: . Acesso em: 2 jan. 2006.

•PUBLICAÇÃO DE ENTIDADE:
•SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Transporte. Diretrizes para a política de transporte do Estado de São Paulo. São Paulo, 1996. 52 p.

•BRASIL. Ministério da Educação. Relatórios das atividades do programa de educação de adultos. Brasília, DF, 1999, 32 p.

•ANAIS:
•CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA, 8., 1989, São Paulo. Anais ... São Paulo: Sociedade Paulista de Fisioterapia, 1990. 2v.

•TRABALHO PUBLICADO EM ANAIS DE CONGRESSO:
•WERLW, Flávia O. Correa. Sistema político-administrativo da educação: análise das relações de poder entre as instâncias federal, estadual e municipal ao longo do período republicano. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DA ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA, 16, 1993, Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro: Associação Nacional dos Profissionais da Administração da Educação, 1993. p. 146-147.

•TRABALHO PUBLICADO EM ANAIS DE CONGRESSO ( MEIO ELETRÔNICO) :
•SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. IN: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos...Recife: UFPe, 1996. Disponível em: http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais/educ/ce04.htm> . Acesso em: 21 jan. 1997.




































•LEGISLAÇÃO
•BRASIL. Lei 4.262, de 8 de novembro de 1992. Estabelece critério de preços para produtos básicos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 abr. 1992. Seção 1, p. 126.

•SÃO PAULO (Estado). Deliberação CEE 13, de 10 de setembro de 1997. Dispõe sobre a efetivação do credenciamento de instituições de educação do sistema estadual de ensino e do funcionamento e reconhecimento de seus cursos. Diário Oficial [do] Estado de São Paulo, São Paulo, 23 set. 1997. Seção I, p. 10.

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