Professora Maria Liduína de Oliveira e Silva
Na pesquisa qualitativa, o trabalho de campo se apresenta como uma possibilidade de aproximação ao objeto de estudo, bem como, como uma construção de conhecimento, partindo da realidade.
O conhecimento empírico é o ponto de partida para a investigação científica.
Trabalho de campo possibilita:
• Rico dialogo com a realidade;
• Movimento de apreensão do abstrato ao concreto. Concreto pensado;
• Aprofundar da realidade/objeto;
• Capacidade de abstração da realidade. Apropriação do conhecimento empírico e teórico.
Pedro Demo observa que:
A tarefa do pesquisador é questionar, refletir criticamente chegar a DESCOBERTAS E CRIAÇÕES.
Somente o trabalho de campo proporciona descobertas, revelações e criações.
Criar é ler a realidade com um novo olhar, com uma interpretação crítica. Isso é produção de conhecimento.
Investigar é conhecer a realidade para transformação numa perspectiva critica. Por que pode-se transformar numa perspectiva da renovação conservadora.
Pesquisador é um artesão intelectual (Paulo de Oliveira)
Para o pesquisador o trabalho de campo não é um laboratório, porque não é uma experiência que não considere e respeite a voz dos sujeitos históricos. Ao contrario, o sujeito dá significado a sua história e a sua vida, sociedade.
O trabalho de campo não fica circunscrito ao levantamento de dados e á discussão da bibliografia.
O Trabalho de Campo é um esforço de investigação para criar um novo conhecimento. Permite articular conceitos e sistematizar a produção de uma determinada área de conhecimento. Visa criar novas respostas, demandas e questões num processo de incorporação e superação daquilo que já foi produzido.
Minayo refere:
“campo de pesquisa como um recorte que o pesquisador faz em termos de espaço, representando uma realidade empírica a ser estudada a partir das concepções teóricas que fundamentam o objeto da investigação”. Ex: Estudo das condições dos moradores do bairro Brasilândia.
Além do recorte geográfico, é:
Primordial conhecer a dinâmica sócio-histórica da comunidade, dos sujeitos que fazem a história e a realidade que vai ser investigada.
É necessário uma construção teórico para o recorte do objeto pesquisado (o que pesquisar?)
Campo é um PALCO DE MANIFESTAÇÕES DE OBJETIVIDADES, SUBJETIVIDADES, CONFRONTOS, DISPUTAS E EXPRESSÕES DA Q. SOCIAL. É criação de conhecimento.
ENTRADA NO CAMPO é preciso:
Projeto de pesquisa;
Fundamentação teórico-metodológico (método);
Definição dos instrumentos/técnicas de pesquisa;
Construção das técnicas: roteiro das entrevistas, História de vida....
Delimitação do espaço a ser pesquisado;
Fase explóratória.....
CUIDADOS NO TRABALHO DE CAMPO:
Pesquisador crítico-reflexivo, de modo a ter uma intervenção crítica, competente e comprometida com as dimensões investigativa, técnica, ética e política.
Para isso, faz-se necessário a interdisciplinaridade, o diálogo entre diferentes conhecimentos/setores, políticas, rede de serviços e a clareza de que a realidade não é mero pano de fundo, mas é o lócus da própria investigação;
Os obstáculos podem dificultar ou inviabilizar as fases de pesquisa;
Buscar aproximações sucessivas com os sujeitos da pesquisa. Conhecer o cotidiano dos moradores, das lideranças, observar as correlações de forças;
Postura arrogante;
Só vai confirmar o que já havia estabelecido previamente na mente e não assume uma postura de investigação, de compreender os fenômenos. Não compreende o campo como possibilidade de criação, interpretação e descoberta, pois, parte de um conhecimento fechado, predeterminado. Para isso não há necessidade de investigar a Questão Social.
Respeito pelo dado empírico;
Mito da técnica: a técnica resolve e explica todas as questões. O foco é na análise teórico-metodológica;
Necessidade de planejar a programação do trabalho no campo para não cair no imprevistos e generalizações.
Postura Ética
As exigências éticas da pesquisa:
Pesquisa envolve os seres humanos, por isso, além das exigências científicas deve cumprir as exigências éticas de toda profissão (Código de Ética Profissional);
Também deve atender as exigências especificadas na Resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde. Assim o pesquisador deve considerar as Diretrizes dessa Resolução;
Diz a Resolução que: o projeto de pesquisa deve ser apreciado por um Comitê de Pesquisa autônomo, criado nas instituições para esse fim.
“Defender os interesses dos sujeitos de pesquisa em sua integridade e dignidade e contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos” (Resolução 196, item II, 14).
De acordo com Resolução, a eticidade da pesquisa implica em:
1- AUTONOMIA: consentimento livre e esclarecido dos individuos/sujeitos e a proteção à grupos vulnerabilizados e/ou legalmente incapazes, de modo a serem tratados com dignidade e respeitados em sua dignidade;
2- BENEFICÊNCIA: ponderação entre os riscos e beneficios, tanto atuais quanto como potenciais, individuais e o mínimo de danos e riscos;
3- NÃO-MALEFICÊNCIA: garantir que danos previsíveis serão evitados;
4- JUSTÇA e EQUIDADE: fundar-se na relevância social da pesquisa.
Os pesquisadores devem encaminhar previamente seu projeto de pesquisa às instituições, comunidades, sujeitos de pesquisa para apreciação por parte do Comitê da instituição ou pessoas autorizadas por essa liberação.
Respeito na relação pesquisador e sujeitos da pesquisa;
Respeito pelas manifestações dos envolvidos na pesquisa/comunidade;
Respeito pelo dado empírico e pela análise de conteúdo;
Aproximações graduais até conquistar a confiança (recíproca);
Apresentação da proposta de investigação (esclarecimentos e consentimentos/aprovações);
Relação de troca;
Busca do conhecimento faz parte de uma ação cooperativa (não paternalista e isolada);
Dar devolutiva/retorno dos achados/resultados a fim de viabilizar ações e outros futuros estudos;
Propiciar ambiente para investigação e não fechar espaços de aprendizagem profissional do assistente social.
CONSOLIDAÇÃO DO TRABALHO DE CAMPO:
Relevância do trabalho de campo: análise e interpretação;
Construção de categoria teóricas para interpretação críticas (método de análise);
Respeito à relação entre fundamentação teórica do objeto e o campo pesquisado. Pois, a compreensão do campo não se resolve apenas por meio do domínio técnico. É indispensável uma base teórica para olhar os dados dentro de uma quadro de referências que nos permite ir além do que simplesmente está sendo mostrado;
É a captação/apreensão da realidade;
A pesquisa não se restringe a à utilização de instrumentos apurados de coleta de informações para dar conta dos objetivos. Para além dos dados acumulados, o trabalho de campo nos leva a reformulações dos caminhos para novas descobertas e criações;
Proporciona mediações entre a análise e a produção de informações. Elos fundamentos na revelação da passagem do abstrato ao concreto (concreto pensado): síntese das multiplas determinações;
O serviço social é uma profissão de curso superior cujo objeto de intervenção são as expressões da questão social. Tem contribuições da sociologia, psicologia, economia, ciência política, filosofia, antropologia, pedagogia, história. Algumas matérias deve-se ao crédito do Wikipédia.
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