Esta é a versão em html do arquivo http://www.paranafundacoes.com.br/isencaopatronalinss.doc.
G o o g l e cria automaticamente versões em texto de documentos à medida que vasculha a web.
União Nacional das Associações de Proteção à Maternidade e à Infância
ISENÇÃO PATRONAL / INSS
INSCRIÇÃO NO INSS
O que é:
Essa inscrição é realizada automaticamente no momento em que a Entidade providenciar seu CNPJ, num acordo estabelecido entre Ministério da Fazenda e INSS.
Como requerer a Isenção da Contribuição Patronal junto ao INSS –
O Decreto Nº 2.173 de 05.03.97:
“Artigo 31 - A pessoa jurídica deve requerer o reconhecimento da isenção ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, por intermédio de seu órgão local, juntando ao pedido as cópias conferidas e autenticadas pelo servidor encarregado da instrução, à vista dos respectivos originais dos seguintes documentos:
I - Decretos declaratórios da APMI de Utilidade Pública Federal e Estadual ou do Distrito Federal ou Municipal;
II - Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, expedido pelo Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS;
III - Estatuto da APMI com a respectiva certidão de registro em Cartório;
IV - Ata de eleição ou nomeação da Diretoria em exercício, registrada em Cartório;
V - Comprovante de entrega da Declaração de Isenção do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, fornecida pelo setor competente do Ministério da Fazenda;
VI - Relação nominal de todas suas Dependências, Estabelecimentos e Obras de construção civil, identificados pelos respectivos números de inscrição no Cadastro Geral de Contribuintes - CNPJ ou matrícula no Cadastro Específico do INSS - matrícula CEI;
VII - Documento firmado pelo Representante Legal, declarando, sob pena de responsabilidade:
a) a natureza e a finalidade da Atividade Assistencial promovida pela requerente;
b) que seus dirigentes, conselheiros, sócios, instituidores, benfeitores ou equivalentes, não percebem remuneração, vantagens ou benefícios por qualquer forma ou título;
c) que a instituição aplica integralmente no território nacional as suas rendas, receitas, inclusive o eventual resultado operacional na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos institucionais.”
Modelo de Requerimento para isenção da Contribuição Patronal junto ao INSS:
Ao
INSTITUTO NACIONAL DE SEGURO SOCIAL
A entidade (razão social, endereço completo, CNPJ), vem, pela presente, requerer a isenção das contribuições patronais nos termos do artigo 55 das Lei Nº 8212/91 e do artigo 31 do Decreto Nº 2173/97, anexando os seguintes documentos:
C Cópia do Decreto de Utilidade Pública Federal Nº _______, de ___/___/___.
C Cópia do Decreto de Utilidade Pública Estadual Nº ______, de ___/___/___.
C Cópia do Decreto de Utilidade Pública Municipal Nº _____, de ___/___/___.
C Cópia do Registro no Conselho Nacional de Assistência Social Nº _____, emitido em ___/___/___.
C Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS expedido pelo Conselho Nacional de Assistência Social sob o Nº ______, emitido em ____/___/___.
C Cópia de seus Estatutos iniciais e alterações posteriores, com registro em Cartório sob o Nº ______.
C Cópia da ata da eleição da Diretoria em exercício, com registro em Cartório sob o Nº ______.
C Cópia do comprovante de entrega da declaração de isenção do Imposto de Renda de pessoa jurídica, fornecida pelo Ministério da Fazenda em ____/___/___.
Como obtê-lo:
Estando o processo instruído com os documentos acima relacionados, a Entidade deverá dar entrada na Gerência Regional do INSS na sua jurisdição.
Como manter:
Obrigação da Associação quando isenta:
a) apresentar anualmente ao INSS, relatório circunstanciado de suas atividades no exercício anterior, nos termos do artigo 33 do Decreto 2.173 de 05.03.97;
b) tendo em vista que o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, expedido pelo Conselho Nacional de Assistência Social é válido por três anos, na época de sua renovação a Entidade deverá apresentar ao INSS o comprovante (protocolo) de seu requerimento junto ao CNAS.
R. Ricardo Lemos, 206 – Juvevê. CEP 80540-030 Curitiba PR Brasil. Fone/fax 41 254 5678
www.unapmi.org.br unapmi@mps.com.br
O serviço social é uma profissão de curso superior cujo objeto de intervenção são as expressões da questão social. Tem contribuições da sociologia, psicologia, economia, ciência política, filosofia, antropologia, pedagogia, história. Algumas matérias deve-se ao crédito do Wikipédia.
Moro em condomínio e tenho que recolher contribuição patronal. Meu condomínio pode requerer isenção desta contribuição patrona já que é uma instituição que não visa lucros?
ResponderEliminarVanderlei Aragao Rocha
professorvanderlei@hotmail.com
o artigo 33 do Decreto 2.173 de 05.03.97; foi REVOGADO pelo DECRETO No 3.048, DE 6 DE MAIO DE 1999.
ResponderEliminar